Colégio eleitoral oficializa Joe Biden como presidente eleito dos Estados Unidos.
Imagem: AP Photo/Andrew Harnik
O democrata Joe Biden foi oficializado, nesta segunda-feira (14), como o 46° presidente dos Estados Unidos.
A chapa esquerdista, composta por Biden e a senadora Kamala Harris, governará o país a partir de 2021.
A confirmação acontece após as votações no Colégio Eleitoral.
Nesta etapa, os 538 eleitores dos 50 estados e do Distrito de Columbia designados a votarem conforme os resultados certificados das eleições em cada unidade federativa depositaram publicamente seus votos.
As cédulas serão enviadas até 23 de dezembro para a capital Washington. Lá, as cédulas serão formalmente recebidas e contadas numa solenidade em janeiro no Congresso dos EUA.
Dessa forma, com os 55 votos da Califórnia computados no início desta noite, Biden ultrapassou oficialmente os 270 votos mínimos no Colégio Eleitoral para se eleger presidente.
Até agora, nenhum delegado votou diferente do que havia sido designado, isto é, não houve “eleitores infiéis”.
Após a votação do Colégio Eleitoral, eles são considerados oficialmente presidente e vice-presidente eleitos dos EUA.
As próximas etapas até a posse de Biden serão as seguintes:
23 de dezembro | data-limite para que o Senado, em Washington, receba os certificados dos votos dos delegados em cada estado.
6 de janeiro | Congresso dos EUA faz uma sessão conjunta e conta os votos do Colégio Eleitoral. Quem preside a sessão é o presidente do Senado, que é o vice-presidente Mike Pence. Caberá a ele declarar, então, quem está oficialmente eleito.
20 de janeiro | o novo presidente e seu vice assumem seus cargos.
Evento de lançamento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais
Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) realiza uma transmissão pela internet para o lançamento do programa Equilíbrio Trabalho-Família. O evento tem transmissão pelas redes sociais do ministério às 15h. A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura da conciliação entre as responsabilidades familiares e profissionais.
Durante o evento será lançado o Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família – 1ª Edição.
evento tem a participação da titular do MMFDH, Damares Alves, e da secretária nacional da família, Angela Granda. Também participam o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Martin Hahn, do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Leal, e o professor da Universidade de Brasília, Francisco Antônio Coelho Júnior.
Instituto Butantan adiou entrega de relatório da vacina chinesa
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (14), em entrevista coletiva, que a entrega do estudo conclusivo do Butantan sobre a CoronaVac no dia 23 deste mês, e o pedido de registro definitivo, no mesmo dia, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visa garantir agilidade no processo de certificação não apenas no Brasil, mas em outros órgãos internacionais.
Com essa estratégia, a vacina não deverá ter certificação para uso emergencial, mas definitivo e poderá ser exportada para outros países. A mesma solicitação – de registro definitivo – será igualmente levada à NMPA (National Medical Products Administration), instituição chinesa responsável pela regulação de medicamentos.
– Os brasileiros querem agilidade, querem as vacinas e sua proteção. Não aguentam mais viver em meio a uma pandemia que mata, hoje, mais de 600 brasileiros por dia. Quanto mais rápido vacinarmos de forma segura e planejada, mais vidas serão salvas no Brasil. Vamos vacinar imediatamente, começando em janeiro e com as vacinas que estiverem disponíveis, não importa a sua origem – afirmou o governador paulista.
Segundo o governador, a decisão atende a uma recomendação do comitê internacional independente que acompanha a pesquisa desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech, da China. Ele informou que o instituto brasileiro e a empresa chinesa decidiram encerrar a fase três do estudo clínico no país nesta semana, já que o patamar ideal de 154 voluntários com diagnóstico positivo de coronavírus foi superado.
De acordo com informações do governo paulista, hoje, a fase 3 do Butantan registra 170 voluntários contaminados. O estudo conclusivo vai medir a taxa de eficácia do imunizante comparando quantos receberam a substância inócua e quantos tomaram a vacina. A taxa mínima recomendada pela própria Anvisa é de 50% como parâmetro de proteção.
A expectativa do governo Doria é obter o registro da vacina do Butantan até o final deste ano.
– O Plano Estadual de Imunização prevê início da campanha em 25 de janeiro, com a autorização da Anvisa ou de órgãos internacionais equivalentes, conforme previsto na legislação brasileira – diz o governo paulista.
O eclipse solar faz com que o dia se transforme em noite por alguns minutos.
Nesta segunda-feira, 14 de dezembro, será possível observar um eclipse solar, isto é, um alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra.
Ao longo de 24 minutos, a Lua nova vai passar sobre a face do Sol. O astro-rei será coberto completamente por pouco mais de dois minutos.
O chamado caminho da Lua faz com que o dia se transforme em noite por alguns minutos.
O eclipse solar poderá ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil, e em outras regiões do mundo.
Em pontos do Chile e da Argentina, no entanto, ele poderá ser visto em sua totalidade.
Eclipse Solar no Brasil
O professor Roberto Costa disse à BBC News Brasil que no Brasil só será possível visualizar o fenômeno de maneira parcial:
“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%.”
No horário de Brasília, o eclipse parcial começará às 11h33 e terminará às 15h53.
É importante ressaltar que a visão será diferente dependendo da região que você estiver. Isso porque o horário exato do máximo escurecimento do sol depende da localização do observador.
Empresa lançou selo em comemoração pelo aniversário do dono do SBT
Por meio de nota, os Correios anunciaram, no sábado (12), o lançamento de um selo personalizado em homenagem aos 90 anos de Silvio Santos. O comunicador e dono do SBT fez aniversário na mesma data do lançamento.
Segundo a empresa, a arte do selo apresenta uma foto de Silvio em destaque, com “seu característico sorriso”. Na parte inferior, há a inscrição “90 anos” e a assinatura dele.
– A peça filatélica pode ser adquirida por fãs, admiradores e filatelistas – explicou o comunicado dos Correios.
Também foi lançado um carimbo comemorativo, também denominado “marca postal”, que reproduz a efígie de Silvio Santos. A imagem é a mesma que serviu de inspiração para a fabricação do selo. De acordo com os Correios, a “peça ficará resguardada na agência Central de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, até 11 de janeiro de 2021”.
Ainda segundo o texto, “o valor da folha de selos é de R$ 47,80, podendo passar a R$ 36,00 a partir da segunda unidade adquirida. Já a estampa poderá ser solicitada em todas as agências do país e também na loja virtual dos Correios, por tempo limitado”.
Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Senor Abravanel, que assumiu o nome artístico de Silvio Santos, se tornou uma das figuras mais carismáticas e queridas do público brasileiro, com uma carreira longa e bem-sucedida na história da televisão no país.
Presidente mantém forte evolução dos números nos últimos seis meses
Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no domingo (13), pelo jornal Folha de São Paulo, apontou que o presidente Jair Bolsonaro segue com sua melhor taxa de aprovação desde o início do mandato, em janeiro de 2019, a exemplo da última análise, realizada em agosto.
Entre os critérios avaliados, Bolsonaro obteve ótimo ou bom para 37% dos entrevistados, já o índice regular recebeu 29% das respostas. O quesito ruim ou péssimo, por sua vez, recebeu 32%. Já os que não sabem ou não responderam somaram 3%,
A análise do Datafolha foi realizada dos dias 8 a 10 de dezembro, com 2.016 brasileiros, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em razão de arredondamentos, a soma dos percentuais resulta em mais de 100%.
Apesar de estar lidando com um momento de pandemia, com forte crítica por parte de diversos veículos de imprensa, o chefe do Executivo apresentou forte evolução nos últimos seis meses. No quesito ótimo ou bom, por exemplo, Bolsonaro saiu de 32% em junho para os 37% atuais, uma alta de cinco pontos percentuais. Já a reprovação, caiu de 44% para 32%, redução de 12 pontos.
Fonte: Pleno News
You are subscribed to email updates from alsorsa.news. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google, 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States
Nenhum comentário:
Postar um comentário